Cortar orelha de cachorro: Entenda por que a prática é considerada um crime!
Também conhecido como conchectomia, esse procedimento foi considerado ilegal pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária em 2008. Porém, mesmo com a restrição, ainda há quem opte por submeter o seu bichinho a esse trauma.
O que é a conchectomia?
Conchectomia é um procedimento cirúrgico em que é feito um corte nas orelhas do animal, com o objetivo de mudar a sua aparência. Embora seja considerado crime atualmente, além de passível de pena com multa e detenção, essa cirurgia estética mantém certa popularidade. Veja algumas raças em que o corte se tornou comum:
- Doberman;
- Dogue Alemão;
- Boxer,
- American Bully.
A respeito da participação de profissionais da área no procedimento, ela alerta que os veterinários envolvidos correm o risco de ter seu registro do Conselho Federal de Medicina Veterinária suspenso e são impedidos de atuar na profissão, sabendo disso, você pode denunciar!
Riscos
A questão da anestesia é muito discutida pelos profissionais que escolhem infringir a lei e praticar o corte na orelha de Pitbull, por exemplo. Este é um procedimento geralmente realizado nos dois primeiros meses da vida do cachorro. Muitos acreditam que a conchectomia não causa dor no animal, porém estudos já comprovaram que isso é mentira e que já foi causa de morte. Além desse motivo, existem outros riscos de optar por cortar a orelha do cachorro, como:
- Infecções cirúrgicas;
- Sangramentos por problemas de coagulação não detectados;
- Reações alérgicas da anestesia aplicada,
- Mortes nos casos mais graves.
Lei de crimes ambientais
Além da conchectomia, outros procedimentos como o corte de rabo e a remoção das garras de gatos também se enquadram na lei de crimes ambientais. Eles são procedimentos cirúrgicos que mutilam os animais para atender a uma exigência do tutor.
O corte de rabo, por exemplo, é o mesmo que cortar a medula do pet. Essa é uma amputação de membro desnecessária e que os veterinários classificam como puramente estético. Além disso, é feita para evitar comportamentos indesejados, como o arranhar de móveis pelos gatos.
Cortar orelha de cachorro é crime e coloca em risco a saúde do seu amigo!
Como dissemos acima, não se pode cortar a orelha de cachorro. Porém, vários veterinários ainda realizam a conchectomia, mesmo com o risco de terem seu registro suspenso.
Apesar dos argumentos de que de cortar a orelhas de cachorro traz benefícios, saiba que você não precisa recorrer a esses procedimentos.